Buscar
  • TM COM ASSESSORIA

7 dicas para organizar a previsão orçamentária do condomínio


Fim de ano chegou e a previsão orçamentária do condomínio deve fazer parte da rotina anual dos síndicos. Aliás, não apenas dos gestores, como também dos condôminos, por meio de Assembleia Geral Ordinária. Isso porque, certamente, o planejamento financeiro precisa ser tratado com muita importância. Afinal, ele é fundamental para determinar o valor da cota condominial do próximo ano.


Neste cenário, síndicos e administradoras de condomínios devem se cercar de cuidados para que o empreendimento tenha o tão esperado equilíbrio financeiro. E isso inclui, em casos de as coisas saírem fora do que foi planejado, realizar uma ou mais Assembleias Gerais Extraordinárias. Um bom planejamento orçamentário, além de ser ponto de equilíbrio entre síndico e condôminos, é o melhor aliado ao sucesso da gestão condominial.


Pensando nisso, preparamos algumas dicas para organizar a previsão orçamentária do seu condomínio.


Dicas para a previsão orçamentária do condomínio

Análise de gastos

Faça um estudo sobre os gastos do condomínio tendo como base a inflação, o décimo terceiro dos funcionários, férias, concessionárias e manutenções.


Fornecedores

Comece a conversar com fornecedores desde novembro para que consiga melhores preços em produtos e serviços e, se necessário, reduzir contratos.


Desequilíbrio

Caso o condomínio esteja em desequilíbrio financeiro, leve em conta as estratégias para resolver o problema.


Separe os gastos

É importante separar em duas planilhas as estimativas em despesas fixas mensais e a arrecadação prevista para o ano. Neste documento deve constar o histórico dos

gastos anteriores. Somente desta forma é possível fazer projeções de aquisições, obras e/ou contratações.


Parceria síndico e administradora

Quando o condomínio tem uma administradoras, a elaboração do orçamento pode ser feita “a quatro mãos”. Isso porque durante a elaboração, síndico e administradora criam uma planilha com todas as informações e índices. Estes indicativos contidos na planilha são, na verdade, o norte para o reajuste necessário para o cumprimento dos compromissos financeiros assumidos pelo condomínio.


Atenção à sazonalidade

No verão, mais litros água dispensados por conta de mais banhos, nos meses mais frios, maior consumo de energia. São diversas as despesas que ocorrem apenas algumas vezes no ano ou se concentram durante alguns meses. Aqui, a dica é avaliar, ao menos dois ou três anos anteriores para, então pontuar isso também no planejamento. Cabe aqui, também, adiantar e/ou parcelar despesas, como: INSS, FGTS, PIS, férias, 13° e previsão de rescisão dos funcionários do condomínio. 


Inadimplência

A inadimplência está presente, infelizmente, em quase todos os condomínios. Principalmente em épocas de mudanças no cenário político e econômico do país. Portanto, tenha também em vista uma ideia de que pode acontecer. Assim feito, caso ocorra, o planejamento orçamentário não cairá por terra.


As dicas citadas são apenas a espinha dorsal de um planejamento. Caso tenha complementos, curta e comente. O blog do CondoCenter foi criado especialmente para facilitar o dia a dia de síndicos e administradoras de condomínios. A sua participação é de extrema importância e nos ajuda a saber se estamos no caminho certo.

0 visualização
VOLTE SEMPRE

Obrigado por nos conhecer. Você é muito importante para nós!

  • Fcebook - CondoCenter
  • Instagram - CondoCenter
  • LinkedIn - CondoCenter
  • YouTube Social  Icon
NOSSOS PRODUTOS/SERVIÇOS

- Produtos de Limpeza

- Arquitetura

- Construção e Reformas

- Terceiriação de Portaria e Limpeza

- Jardinagem

- Serralheria e estruturas metálicas

- Manutenção de Elevadores

- Seguros e Benefícios

- Telefonia e Interfonia

- Dedetização e Limpeza de Caixa D'água

- Segurança, Limpeza e Portaria Virtual

- Vistoria técnica, atestados e laudos

- Filtros, bebedouros e purificadores

- Marcenaria

- Entre outros

CLUBE CONDOCENTER

Desfrute de preços e condições especiais. Portal exclusivo para síndicos, administradoras de condomínios, zeladores, membros do conselho e moradores. Clique e confira!

Clube Condocenter.jpg

© CapaWeb Marketing Digital - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por CapaWeb Marketing Digital