Buscar
  • secretaria7442

A IMPORTÂNCIA DE CONTROLAR A POTABILIDADE D´ÁGUA DO CONDOMÍNIO.

O bem-estar e a qualidade de vida humana estão diretamente relacionados ao equilíbrio ecológico que nos é disponibilizado. Entre os recursos essenciais para o consumo está o cuidado com a potabilidade da água.


Por isso, é imprescindível o condomínio fornecer água de qualidade para seus condôminos, considerando que quando o pH da água não está adequado para consumo, ficamos vulneráveis aos riscos de contaminação por diversas doença; já que a água o alimento básico para a nossa vida, seja para cozinhar, tomar banho, fazer um café, lavar as mãos, higienizar a casa, além do consumo direto.


Ter uma água potável adequadas para consumo, é estar preocupado com a qualidade de vida das pessoas, bloqueando assim as contaminações que podem comprometer seriamente a saúde do ser humano dentro do condomínio.


O risco de doença não avisa, não aparece e nem deixa recado. Uma pessoa pode se contaminar por vírus, bactérias e agentes tóxicos sem nem perceber já que essas substâncias invisíveis não têm cheiro e sabor.


Com base nas análises de potabilidade de acordo com os parâmetros físicos, químicos e biológicos preestabelecidos na Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, o Ministério da Saúde determina o tratamento de água para eliminar de uma vez micro-organismos lesivos e garantir assim o consumo seguro.


MAS COMO SABER SE A ÁGUA FORNECIDA ESTÁ EM CONDIÇÕES APROPRIADAS?

Diante das mais variadas práticas que integram o bem-estar e saúde do ser humano, o cuidado e monitoramento do abastecimento de água torna-se obrigatoriedade de é responsabilidade do sindico este controle através dos protocolos de higienização/desinfecção das caixas d água, seguida analise da potabilidade d água o qual deve ser monitorado semestralmente através de laudos e relatórios de controle.


Por isso a importância em entender os principais sinais que indicam; se a potabilidade da água de seu condomínio está em dia.


Neste caso se atentar existem 5 parâmetros básicos, essenciais devem serem analisados dentro deste contexto, como:


LEVE COLORAÇÃO


Quando falamos em água potável, logo pensamos na ausência de cor. Líquido incolor a olho nu. Porém, ao contrário do que a maioria pensa, é comum que a água adquira alguma cor em certos momentos.


Isso significa que o líquido está com uma quantidade alta de manganês, ferro ou presença de algas, por exemplo.


Mesmo diante dessa condição, é preciso ficar sempre atento para não prejudicar a potabilidade da água. Sendo assim, recomenda-se solicitar para a rede de distribuição da cidade fazer um teste de qualidade.


PARÂMETROS BIOLÓGICOS


Você sabia que existem dois tipos de micro-organismos distintos que podem estar presentes na água que você consome? É isso mesmo.


Os coliformes totais (CT) são bactérias encontradas no meio ambiente, na água, solo e vegetação. De modo geral, os CTs não apresentam risco imediato à saúde humana, entretanto, é um forte indicativo de contaminação.


Já a bactéria escherichia coli (E. coli) presente na água inviabiliza o consumo, justamente porque apresenta micro-organismos patogênicos. O que gera preocupação e demanda maior atenção.


TURBINEZ


Enquadrada no parâmetro físico, a turbinez atua na medição do nível de transparência da água e da quantidade de partículas em suspensão.

Ou seja, trata-se da redução da transparência da água devido à existência de materiais sólidos. Geralmente, a turbinez é utilizada para acompanhar com mais frequência a potabilidade da água.


POTENCIAL HIDROGENIÔNICO (PH)


Com certeza você já deve ter ouvido falar do pH da água. Pois é, o potencial hidrogeniônico mede a concentração de íons H+ em uma solução, indicando se a água está ácida (pH baixo), neutra (pH= 7,0) ou alcalina (pH alto).


CLORO LIVRE


Durante o processo de desinfecção da água, é adicionada a quantidade segura de cloro para ser distribuída à população. A ação do cloro é eficiente no bloqueio de bactérias, vírus e protozoários vetores de doenças.


É FUNDAMENTAL SE HIDRATAR, usando água de forma consciente e segura no seu condomínio!


Cuidar da potabilidade da água reflete diretamente no estímulo em manter uma hidratação adequada. Além de beber, pode-se ingerir água comendo alimentos em que o líquido esteja presente em grande quantidade, como verduras e frutas.


A dose ideal de água para um adulto é de, em média, dois litros diariamente para que seu corpo desempenhe de forma saudável.


Mas quando o corpo está desidratado e implorando por água, ele se manifesta a partir de alguns sinais, como lábios rachados, boca seca, urina escura e muita sede.

Vale lembrar que uma pessoa consegue ficar bastante tempo sem comida, mas nunca sem água. Isso ganha um reforço ainda maior em dias mais quentes, independente da atividade que o indivíduo exerça ao longo do dia.


CONHEÇA OS 4 BENEFÍCIOS DO CUIDADO COM A POTABILIDADE DE ÁGUA


1. CONTRIBUI PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA RENAL

A água é uma forte aliada na hora de hidratar o corpo por completo, começando pelos rins. Quando seu consumo fica abaixo do normal, as chances de desenvolver cálculos, só crescem. Ainda mais se a potabilidade da água estiver comprometida.


2. A DISPOSIÇÃO PARA O DIA A DIA SE ELEVA

Como falamos anteriormente, beber água é essencial para o bom funcionamento do organismo por completo, tanto para o cérebro quanto à musculatura. O que consequentemente impacta na disposição para executar as atividades.


Se o consumo acontece raramente, de forma inadequada, a pessoa pode se sentir mais cansada e até mesmo um pouco fraca. Com isso, as dores de cabeça começam a ser frequentes.


É interessante entender que até o cérebro humano precisa ser hidratado. Curioso, não?


3. BENEFICIA O SISTEMA GASTROINTESTINAL

Quando a ingestão de água é feita corretamente, o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes flui de maneira regular.


Talvez a desidratação seja uma das razões de quem se encontra em trânsito intestinal. Por essa razão, se faz ainda mais necessário consumir a quantidade suficiente de água.


4. TENHA UNHAS, PELE E CABELOS SAUDÁVEIS

A água é a melhor amiga de quem deseja unir bem-estar com um visual mais fortalecido pelo incrível poder de auxílio no crescimento de unhas e cabelos.


saiba então o que é NECESSÁRIOS para manter ÁGUA de qualidade No seu condomínio!


Se a água que estiver disponível para consumo não for de boa qualidade, poderá colocar em risco a saúde dos moradores e de todos os colaboradores do condomínio.

È então realizar a higienização/desinfecção das caixas d´água a cada 6 ( seis) meses, realizar a análise de potabilidade d´ água sempre posterior a referida higienização para monitoramento, instalação e manutenção periódica dos filtros d´ água.


Rosi Aguiar, bióloga e diretora da Bye Insect Controladora de Pragas, empresa parceira da CONDOCENTER.




Posts recentes

Ver tudo