Buscar
  • secretaria7442

A RELAÇÃO DO CONTROLE DE PRAGAS E A PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL

O Controle de Pragas no condomínio, vai muito além de apenas eliminar baratas e roedores, este processo quando administrado e executado de forma correta, tem como objetivo contribuir com a qualidade de vida dos moradores, além de preservar sua saúde, inclusive a saúde financeira do condomínio, estando ainda envolvido com a proteção e valorização patrimonial.





Ou você nunca ouviu falar o quanto um condomínio com infestação de cupins de solo é desvalorizado mesmo estando em uma região nobre da cidade?


Pior ainda quando chegam os condôminos da cobertura com conta altíssima dos estragos feitos pelos cupins de solo, que começaram seus focos lá no jardim, mas como pragas ocultas desbravadoras chegaram ao topo do prédio.


Entre são as pragas que trazem as maiores contas para os condomínios, podemos destacar os estragos feitos pelos cupins de solo, os quais normalmente tem início de formas discreta nos jardins, caixas de fiação e quando muito, alguns pontos no subsolo; mas em pouco tempo o exército cresce e de forma muito fortalecida, iniciam suas escavações e assim em pouco tempo a “ praga oculta” pode ter tomado conta de diversas áreas do andar térreo, comprometendo as vias elétricas, onde normalmente têm facilidade de locomoção e na maioria dos casos invadem as unidades condominiais.


Quando o condomínio não tem um acompanhamento de forma adequada na área de controle de pragas, pode não ser percebida a invasão e tamanho estrago com ataques dos cupins, e neste caso, a identificação tardia, poderá trazer muitos prejuízos, inclusive aos condôminos que normalmente quando têm as estruturas da sua unidade atacada pelos cupins, estes atacam também seus moveis e pertences pessoais.





Se por um lado, temos o exército dos cupins que podem comprometer de forma absurda o caixa e saúde financeira dos condomínios, por outro lado, temos ainda outras pragas comuns em condomínios de diversas regiões e vários padrões, que também trazem preocupações com a qualidade de vida das pessoas, podendo causar diversas doenças, pois se a exposição ao risco existe, a possibilidade da doença também existe, podendo aparecer sem enviar aviso.


As Pragas urbanas comprometem muito o aspecto visual dos condomínios, pois é certo que ninguém gosta de chegar na churrasqueira para fazer aquele delicioso churrasco e se deparar com fezes de roedores; também não é legal visualizar os beirais de sua sacada sujo com fezes de pombos. Situações ainda que mexem com o psicológicos de algumas pessoas por exemplo; com medo de roedores, nojo dos pombos, além de pânico de baratas ou lagartixas.


Pensando em valor patrimonial: Vem então, a maior preocupação, que é preservar a saúde das pessoas, evitando assim doenças como: dengue, Zika, Chikungunya, Febre Tifoide, Febre amarela, Leptospirose, entre outras; ou seja, não precisamos ir muito longe para relembramos que as baratas são causadoras da Febre Tifoide, Criptococose tem origem nas fezes dos pombos.


Sendo então: O sindico o responsável em cuidar e preservar o patrimônio condominial. Quanto custa não fazer o controle de pragas? Vale a pena arriscar o tamanho desta conta?

o sindico pode minimizar estes tipos de problemas de forma simples!


Busque empresas legalizadas no mercado para uma cotação, fazendo um planejamento encima de custo benefício do quanto se pode economizar atuando de forma preventiva.

Além disso analise sempre empresas com:

  • Licença de funcionamento da Vigilância Sanitária

  • Responsável técnico.

  • Registro no conselho profissional do responsável técnico

  • CNPJ e sede própria: o imóvel não deve ser utilizado para outros fins que não o de sede da empresa

  • Aplicabilidade da Logística reversa

  • Check se é uma empresa especializada com referências sempre que possível de outros condomínios que contrataram o serviço.

  • No estado de São Paulo, podemos ainda contar com a Aprag associação do setor podendo verificar se a prestadora é filiada oferendo ainda mais segurança.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo