Buscar
  • TM COM ASSESSORIA

Como cuidar do jardim no inverno? Confira dicas

Atualizado: 31 de Mar de 2019


O inverno brasileiro não é tão rigoroso. São poucos os dias de frio intenso, de fato. Porém, as temperaturas mais baixas que o habitual, misturadas com o vento em alguns dias são o suficiente para maltratar os jardins. Neste cenário, como cuidar do jardim no inverno? Pensando em responder à dúvida, o Grupo CondoCenter preparou este material que traz algumas dicas para manter a área verde com cores vivas e mesclar um pouco com o cinza dos dias frios.


Confira aqui 10 dicas de como cuidar do jardim no inverno e deixar a vista dos moradores mais verde


1. Menos água

O primeiro passo é manter a mesma frequência de rega. Porém, tome cuidado para não acumular água e favorecer a proliferação de fungos.


2. Oxigênio

Após a rega na media certa, mexa a terra para melhorar a oxigenação das plantas. Isso deve ser feito principalmente em vasos e canteiros, onde o manejo é mais fácil.


3. Adubo

Adube o solo com ingredientes orgânicos, como húmus de minhocas ou esterco de gado. Isso porque, além de alimentar, eles ajudam a proteger a saúde das plantas.


4. Proteja do vento

Proteja as espécies mais delicadas com um tipo de “muro verde” na área externas. Justamente porque plantas altas e resistentes protegem as mais sensíveis se posicionadas como uma barreira ao vento. Aqui, a dica é: bambus e arbustos cheios resolvem bem esta equação.


5. Gramado vivo

Coloque uma camada de cerca de um centímetro de areia grossa sobre a grama. Isso porque a areia protege as raízes e recupera a grama danificada em casos de geadas. Para os locais onde não há tanta umidade e gelo, existem bases de adubos que podem ser espalhadas pelo gramado e deixam-o uniforme.


6. Elimine as pragas

Faça uma revisão para verificar se há pragas no jardim. Caso encontre alguma, arranque as partes afetadas pela raiz. Em tempo: aproveite os dias de chuva ou garoa para que o manejo fique mais fácil, pois o solo estará úmido.


7. Mantenha a limpeza

Além de limpar o jardim, recolha as folhas e os galhos secos. Desta forma, ele ficará mais verde.


8. Não exagere nas podas

Por mais incrível que pareça, algumas espécies florescem especialmente no inverno. Portanto, não faça podas drásticas para não atrapalhar a vinda de novas folhas.


9. Varredura

Ao cortar a grama, faça a varredura com uma vassoura apropriada. Assim, a área vai ‘respirar’ melhor.


10. Evite pisar na grama

A famosa frase que diz “por favor não pise na grama” é sempre bem-vinda aqui. Isso porque, quanto menor a movimentação, mais fácil a aceitação da terra. Assim, o gramado irá se fortalecer para as próximas estações.


Gostou das dicas? Então, confira aqui as principais ações. 


O fato aqui é que a grande maioria das plantas se adapta bem ao inverno brasileiro, mesmo com quedas bruscas de temperaturas em alguns dias. Além disso, quando se fala em cuidados com as áreas verdes de condomínios, é fundamental dar preferência às plantas que são mais resistentes. Alguns exemplos disso são pinheiros, bem como a calêndula e os ciprestes.


Curioso ou não, a menor incidência dos raios solares deixa a luminosidade do inverno especialmente bonita. Por este motivo, é essencial manter os cuidados com os jardins nesta época. Isso ocorre pois, apesar dos dias de baixas temperaturas, a estação favorece a apreciação das espécies que florescem no período mais frio do ano. Portanto, mãos à obra e mais beleza e vida ao seu condomínio!


Quer saber mais? Entre em contato com o especialista do Grupo CondoCenter.

Jardinagem Pai e Filhos - Emerson 11 95873-0211



28 visualizações
VOLTE SEMPRE

Obrigado por nos conhecer. Você é muito importante para nós!

  • Fcebook - CondoCenter
  • Instagram - CondoCenter
  • LinkedIn - CondoCenter
  • YouTube Social  Icon
NOSSOS PRODUTOS/SERVIÇOS

- Produtos de Limpeza

- Arquitetura

- Construção e Reformas

- Terceiriação de Portaria e Limpeza

- Jardinagem

- Serralheria e estruturas metálicas

- Manutenção de Elevadores

- Seguros e Benefícios

- Telefonia e Interfonia

- Dedetização e Limpeza de Caixa D'água

- Segurança, Limpeza e Portaria Virtual

- Vistoria técnica, atestados e laudos

- Filtros, bebedouros e purificadores

- Marcenaria

- Entre outros

CLUBE CONDOCENTER

Desfrute de preços e condições especiais. Portal exclusivo para síndicos, administradoras de condomínios, zeladores, membros do conselho e moradores. Clique e confira!

Clube Condocenter.jpg

© CapaWeb Marketing Digital - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por CapaWeb Marketing Digital