Buscar
  • secretaria7442

CONDOMÍNIOS INTELIGENTES : SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Os avanços tecnológicos vêm provocando uma profunda transformação em várias áreas e não seria diferente com os projetos imobiliários. Hoje vemos o crescimento acelerado dos condomínios inteligentes, que oferecem mais segurança, comodidade e economia aos moradores por meio de soluções inovadoras. Esses recursos vão do reconhecimento facial ao acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece no prédio.




A automação residencial tem sido puxada pela evolução de tecnologias como a IoT (internet das coisas), a inteligência artificial e o big data. Segundo um estudo da empresa de consultoria McKinsey citado no relatório do BNDES, somente a IoT deve injetar no Brasil cerca de US$ 200 bilhões até 2025. O dado mostra como esse mercado é robusto e deve continuar sua expansão nos próximos anos.


Algumas das novidades são o acesso a condomínios e residências por biometria e os softwares que gerenciam o fluxo de pessoas e veículos remotamente. A portaria eletrônica ou portaria remota é outro tipo de solução que tem se popularizado entre os administradores de condomínio. Todos esses sistemas permitem que os gestores e as equipes de segurança ajam rapidamente no caso de alguma anormalidade.


Controle de acesso: o que há de mais moderno


O dia a dia de um prédio residencial é movimentado. Além dos moradores, passam pelos prédios residenciais visitantes, fornecedores, funcionários e, para garantir a segurança, o controle de acesso é fundamental. Nos condomínios inteligentes, a entrada de pessoas e veículos e o gerenciamento das áreas comuns acontecem por meio de tecnologia avançada e funções inovadoras, gerando muito mais segurança, praticidade e conforto.


Os acessos podem ser feitos de diferentes formas:

  • Biometria (acesso por impressão digital ou reconhecimento facial);

  • Tag veicular;

  • Controle remoto veicular;

  • Tag de proximidade;

  • Interfone;

  • Senha.

Os sistemas também contam com a função Pânico, tanto no acesso veicular quanto no de pedestres. Em casos de perigo, ela permite que o usuário envie um sinal de socorro de maneira silenciosa para o porteiro na guarita ou para a empresa de monitoramento, sem que essa ação seja percebida.




Confira, a seguir, mais detalhes sobre as tecnologias de acesso:


Entrada e saída de pessoas

O acesso pode ser feito via senha, leitores de chaveiro (tags) e impressão digital. Há ainda o controlador facial, que faz a verificação e libera o acesso após a digitalização do rosto. Na biometria (tanto das digitais quanto da face) é possível fazer a guarda dos padrões no sistema de dados, criando um ‘passe’ único para cada indivíduo. A integração desses dados a um sistema de gestão permite saber quem entrou no condomínio, a que horas, o método de liberação de acesso e quanto tempo a pessoa permaneceu no local.


Entrada e saída de veículos

A abertura dos portões pode ser feita por controle remoto ou por tag veicular interligada ao leitor de cartão de longa distância. Essa tecnologia é capaz de abrir o portão automaticamente quando o carro ou a moto com a tag se aproxima da garagem. Ao ser integrado ao software de gestão, também registra os veículos que acessaram o condomínio, o que agrega ainda mais inteligência ao sistema de segurança.

Gerenciamento de áreas comuns

Os sistemas de acesso em condomínios inteligentes permitem controlar a entrada e saída de pessoas nos espaços comuns, como salão de festas, academia e piscina. Eles garantem mais segurança, pois permitem manter os registros atualizados e integrados ao sistema de gestão. Assim, no caso de avarias ou depredação, o síndico consegue identificar com facilidade o autor da ação.


Vídeo IP para condomínio

Os equipamentos de videoportaria podem ser muito mais eficientes com o uso da tecnologia IP. Nesse sistema, caso o visitante não seja atendido pelo apartamento, existe a possibilidade de gravar mensagens de áudio e vídeo, que podem ser acessadas posteriormente pelo morador. Além disso, a solução tira fotos automaticamente, possibilitando que o morador visualize quem chamou seu apartamento durante sua ausência. Outras possibilidades são atender e realizar chamadas internas, liberar acessos e até mesmo monitorar as câmeras de segurança do condomínio sem sair de casa.


Atendimento remoto

A tecnologia atual permite que você atenda o interfone do seu apartamento mesmo se não estiver em casa. Ao utilizar uma solução tecnológica o morador pode fazer chamadas de vídeo com o porteiro de vídeo pelo seu smartphone e também liberar o acesso à distância.

Mais segurança e praticidade com as fechaduras digitais


Para garantir ainda mais segurança aos condomínios, as fechaduras também evoluíram. Atualmente existem vários modelos que utilizam tecnologia de ponta, permitindo a entrada por meio de cartão, senha ou através da identificação de digitais. Integradas a uma portaria eletrônica, ao videoporteiro ou ao controlador de acesso, esses dispositivos proporcionam mais proteção aos moradores.

Outra vantagem é a comodidade, já que o condômino não precisa carregar várias chaves para todas as áreas do condomínio. Com apenas um dispositivo, é possível entrar em ambientes como academia, salão de festas, espaço kids e até em casa. Além disso, muitos desses equipamentos oferecem:

  • Sensor de fechamento automático;

  • Alarme anti-arrombamento;

  • Baixo consumo de bateria;

  • Sensor de incêndio (caso o fogo seja identificado, a porta abre automaticamente para os moradores saírem em segurança);

  • Possibilidade de desabilitar a abertura de portas pelo lado de fora.

Sistemas que realizam o registro e o gerenciamento detalhado de todo o fluxo de pessoas e veículos por meio do uso de dispositivos de identificação de alta tecnologia. Com ele, é possível:

  • Saber qual morador acessou o condomínio;

  • Quem liberou o acesso por meio de qual entrada;

  • Método de verificação utilizado;

  • Horário do ocorrido;

  • Obter imagens desses eventos usando câmeras integradas ao sistema;

  • Conceder acessos específicos aos fornecedores do condomínio.


A tecnologia foi atualizada, possibilitando que os usuários acessem o condomínio via senha, chaveiro RFID (do tipo tag), interfone, controle remoto, biometria de impressão digital e tag veicular. O sistema permite ainda a inclusão de fotos dos usuários para uma identificação mais precisa. Confira outras tecnologias que integram as soluções para condomínios .

  • Comunicação condominial – permite a ligação entre apartamentos sem custo, além de função pânico;

  • Câmeras e gravadores de segurança (CFTV) – acesso a diversos ambientes do prédio a partir do celular;

  • Cercas elétricas – os eletrificadores inteligentes são capazes de desabilitar a energia de apenas uma parte da cerca (onde estiver sendo feito um serviço, por exemplo), oferecendo muito mais facilidade e proteção;

  • Detecção de incêndio – com tecnologia de ponta, os dispositivos são capazes de indicar o local exato do princípio de fogo;

  • Alarmes e sensores – possibilita interagir remotamente com o sistema de segurança, automatizar iluminação, cortinas ou portões, por meio de acessórios inteligentes ou do smartphone;

  • Controle de acesso – gerencia todo o fluxo de pessoas e veículos a partir de senha, tags, biometria ou cartão.

A tecnologia tem proporcionado muito mais eficiência, segurança e comodidade a quem mora em condomínio. Por isso, o investimento em sistemas de gestão tem se popularizado no setor imobiliário. As soluções ajudam na economia, racionalizando recursos, e otimizam os processos internos, contribuindo para o trabalho dos administradores.

Isso sem falar na facilidade de ter acesso a todas as informações necessárias a qualquer hora e em qualquer lugar. O uso de sistemas inteligentes é uma maneira eficaz de proteger moradores e funcionários, além do próprio patrimônio, uma vez que permite identificar situações de perigo muito rapidamente.





Em nosso site, você também encontra todos os detalhes sobre essas soluções. Caso tenha outras dúvidas, entre em contato com a equipe do Grupo Rps.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo