Buscar
  • TM COM ASSESSORIA

Gestão condominial: 7 erros que devem ser evitados


A gestão condominial é como a de uma empresa. Sucessos e insucessos, erros e acertos. Assim é o dia a dia de todo síndico. E isso é extremamente comum. Porém, a importância de estar preparado para lidar com tudo isso é o grande diferencial. Neste sentido, a palavra de ordem é: equilíbrio e atenção para não tomar providências que fogem à ética de um bom gestor condominial.


Por falar em erros da gestão condominial, preparamos aqui a lista dos principais erros que devem ser evitados por síndicos de condomínios. Sejam estes residenciais ou comerciais. A ideia é justamente evitar problemas que podem acabar em tribunais.


Jogo dos sete erros da gestão condominial


1 – Cobrança de inadimplentes

Cobrar publicamente os inadimplentes na presença de terceiros, seja por meio de comunicados ou verbalmente é um grande erro. Na mesma linha, negociar diretamente a dívida com o inadimplente também é equívoco. Além de ser antiético expor o inadimplente, pode trazer problemas jurídicos para o condomínio. Existem séries de ações por danos morais neste sentido nos tribunais.


2 – Tomar decisões por conta própria

Por mais que você tenha experiência e propriedade no assunto: não tome atitudes sozinho(a). Assembleias, votações e decisões conjuntas fazem parte de uma boa gestão condominial. Neste sentido, obras e projetos de melhorias devem sempre passar pelos condôminos. Assim, você se resguarda de ser responsabilizado individualmente por eventuais problemas.


3 – Assuntos pessoais em assembleias

Está aí outro (grande) erro frequente em condomínios. Tratar de assuntos pessoais ou fora do contexto em reuniões ou assembleias. Procure ser o mais objetivo possível e tenha sempre a pauta da próxima reunião preestabelecida.


Confira aqui dez dicas para a organização do seu condomínio.


4 – Falta de imparcialidade

Dar “privilégios”, fugir à regra prevista em regulamento para o condômino que se tem afinidade é um erro. Um bom gestor condominial segue à risca o regulamento. Estas regras, na verdade, são o braço direito do síndico neste momento de pedidos de exceções. Isso porque elas também são um respaldo para certificar de problemas futuros.


5 – Falta de planejamento de verbas

Usar verba de caixa para apagar incêndios acaba com a boa gestão condominial. Portanto, leve em consideração que o condomínio funciona como uma empresa e faça um planejamento de médio e longo prazo. Coloque também na planilha a previsão média de inadimplência. Desta forma, você não terá surpresas desagradáveis em situações de emergência.


6 – Dificultar a comunicação com os condôminos

O bom gestor está sempre presente por meio dos canais considerados oficiais de comunicação. Portanto, a máxima “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” cabe aqui. Até mesmo porque, se deixar para resolver o problema amanhã ou depois, pode virar uma bola de neve. Além disso, uma boa gestão condominial deve ser eficiente também nas respostas. Obviamente levando em conta que da meia noite às seis todos dormem, não é mesmo?


7 – Não abrir uma conta específica para cada fundo do condomínio

A gestão dos recursos financeiros do condomínio deve ser feita separadamente. Ou seja, deve haver uma conta para obras, outra para o fundo de reserva, entre outras finalidades. Além disso, cada parte ordinária deve ter um demonstrativo específico.

0 visualização
VOLTE SEMPRE

Obrigado por nos conhecer. Você é muito importante para nós!

  • Fcebook - CondoCenter
  • Instagram - CondoCenter
  • LinkedIn - CondoCenter
  • YouTube Social  Icon
NOSSOS PRODUTOS/SERVIÇOS

- Produtos de Limpeza

- Arquitetura

- Construção e Reformas

- Terceiriação de Portaria e Limpeza

- Jardinagem

- Serralheria e estruturas metálicas

- Manutenção de Elevadores

- Seguros e Benefícios

- Telefonia e Interfonia

- Dedetização e Limpeza de Caixa D'água

- Segurança, Limpeza e Portaria Virtual

- Vistoria técnica, atestados e laudos

- Filtros, bebedouros e purificadores

- Marcenaria

- Entre outros

CLUBE CONDOCENTER

Desfrute de preços e condições especiais. Portal exclusivo para síndicos, administradoras de condomínios, zeladores, membros do conselho e moradores. Clique e confira!

Clube Condocenter.jpg

© CapaWeb Marketing Digital - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por CapaWeb Marketing Digital