Buscar
  • secretaria7442

LIMPEZA EM CONDOMÍNIOS

A limpeza em condomínio é uma das questões mais importantes no dia-a-dia condominial. Afinal de contas, os condomíniospossuem a preocupação de deixar os ambientes sempre limpos e cheirosos, afinal há um grande fluxo de pessoas tanto em ambientes internos quanto externos, sendo necessária uma limpeza constante e eficiente. Ademais, conhecer os produtos certos a serem utilizados na limpeza de condomínios faz uma grande diferença no orçamento condominial. Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como fazer a limpeza de forma correta. Para facilitar preparamos algumas dicas para garantir que a limpeza do condomínio seja realizada de forma impecável. Confira:


Conheça os tipos de limpeza em condomínio


Primeiramente, é preciso entender quais os tipos de limpeza existem em condomínio. Esse passo é importante para entender como deve ser organizada questões como frequência e compra de materiais.

Os tipos de limpeza em condomínio são:


  • Limpeza geral – como o nome explica, a limpeza geral consiste na limpeza completa dos ambientes. É realizada nas áreas de maior circulação dentro do condomínio, tais como os elevadores, halls de entrada, portaria e garagens. A limpeza desses ambientes deve ser feita diariamente ou no mínimo uma vez por semana, à depender do fluxo de pessoas no condomínio.

  • Limpeza de conservação – visa manter o cheiro agradável e a boa aparência do local. Inclui tirar o pó das superfícies, lustrar os móveis das áreas em comum, bem como os cuidados com o jardim. A limpeza de conservação deve ser administrada conforme as demandas do condomínio.

  • Limpeza de manutenção – é aquele tipo de limpeza que faz parte do calendário demanutenções preventivas. Alguns exemplos são: limpeza da caixa d’água, limpeza e filtragem das piscinas, limpeza e pintura da fachada e dedetizações.

Faça uma lista de áreas que devem ser limpadas.

Verifique áreas comuns, portaria, guarita dos seguranças, salão de festas, corredores, elevadores, terraço e tudo mais. A partir disso, reflita sobre quais locais precisam passar por limpezas gerais, de conservação ou de manutenção. Aproveite também para ponderar quais são os itens que devem ser limpos em cada local. Por exemplo, a área possui janela de vidro? Corrimãos? Tapetes? E lembre-se, materiais diferentes necessitam de tipos e produtos de limpeza diversos.


Determine as frequências de limpezas.

A frequência de cada limpeza deve ser calculada de acordo com o perfil do condomínio. Condomínios comerciais precisam de cuidados mais frequentes devido à grande quantidade de visitantes. Por outro lado, condomínios menores podem ter uma frequência de limpeza menos intensa. (Segue modelo de Roteiro de limpeza para condomínios).


Conte com produtos de limpeza adequados

Uma parte de extrema importância na higienização em condomínios é adquirir bons produtos de limpeza. Dito isso, separamos algumas dicas de produtos adequados para determinadas situações:


Sabão neutro – indicado para lavar pisos de madeira, cerâmica, mármore, granilite. Também serve para limpar quadras esportivas.


Removedor – serve para limpar portões, grades e para a limpeza de garagem. Nesse último caso, é recomendável apostar também em desengordurante.

Lustra móveis – devem ser aplicados nos móveis de madeira.


Desinfetante – servem para a limpeza de banheiros de uso comum no condomínio, em conjunto com bactericida.


Detergente neutro – móveis, vidros, janelas, espelhos, brinquedos de plástico do playground, equipamentos da academia, elevadores, paredes.


Limpador Multiuso - Indicado para limpeza de banheiros, cozinhas, pias, fogões. Utilizar apenas em superfícies laváveis (cerâmica, azulejos, área plástica). Remove gordura, fuligem, poeira e marcas de lápis.

De fácil aplicação, limpa tudo num instante não necessitando enxágue. 


Álcool - Utilizado na limpeza de superfícies, limpeza de vidros e espelhos.


Saco de Lixo - Resistência sem cheiro desagradável.


Pano de Chão - 100% algodão. Maior absorção. Ótimo para enxugar o chão.


Água Sanitária - Indicado para higienização de ambientes.


Luvas - Seu uso é de extrema importância, afinal os produtos possuem fortes agentes químicos em sua composição e podem causar graves lesões quando em contato com a pele.


Vassoura - Ideal para retirar aquela sujeira de folhas e terra que é trazida nos pés dos condôminos.


Mop - Fibras naturais de alta resistência. Grande aliado para limpezas diárias, remove a sujeira de forma fácil e rápida.


Lembre-se que nem sempre o produto mais caro é o mais eficiente. Portanto, converse com a equipe de limpeza para saber quais materiais são os mais eficazes. Assim, o condomínio pode ter uma limpeza mais eficiente sem gastos exorbitantes.

7 visualizações0 comentário
VOLTE SEMPRE

Obrigado por nos conhecer. Você é muito importante para nós!

  • Fcebook - CondoCenter
  • Instagram - CondoCenter
  • LinkedIn - CondoCenter
  • YouTube Social  Icon
NOSSOS PRODUTOS/SERVIÇOS

- Arquitetura

- Serralheria e estruturas metálicas

- Manutenção de Elevadores

- Seguros e Benefícios

- Telefonia e Interfonia

- Dedetização e Limpeza de Caixa D'água

- Segurança, Limpeza e Portaria Virtual

- Vistoria técnica, atestados e laudos

- Serviços Contábeis

- Energia fotovoltáica

- Entre outros

CLUBE CONDOCENTER

Desfrute de preços e condições especiais. Portal exclusivo para síndicos, administradoras de condomínios, zeladores, membros do conselho e moradores. Clique e confira!

Clube Condocenter.jpg

© CapaWeb Marketing Digital - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por CapaWeb Marketing Digital