Buscar
  • TM COM ASSESSORIA

Manutenção de elevadores: como e quando realizar?


A manutenção de elevadores é um tópico que precisa estar em pauta nas discussões das assembleias dos condomínios. Você sabia que o primeiro registro de um elevador data do século 3 a.C., na Grécia?


E foi criado pelo matemático Arquimedes? Muitos séculos se passaram e os elevadores possuem ainda mais importância na vida de milhões de pessoas. Isso porque, diariamente elas precisam utilizá-los para chegar e sair de casa. A função dos elevadores é subir e descer, 24 horas por dia e, para realizar tal tarefa com segurança, o acompanhamento do seu funcionamento é de extrema importância. Enfim, é tão comum usar os elevadores diariamente que só paramos para pensar na importância que eles têm quando deixam de funcionar.


Diante disso, nós, do blog do CondoCenter e a Excelência Elevadores separamos 5 cuidados importantes na hora de planejar a manutenção dos elevadores do seu condomínio, pensando no bem-estar e na praticidade da vida dos moradores.


Realize a manutenção de elevadores todo mês


A prevenção é de fato a melhor forma de garantir segurança. Fazer a manutenção de elevadores de forma mensal, ainda que não tenha problemas evidentes, é muito importante. Afinal, é essa periodicidade que diminui os riscos de acidentes.


Não aparentar defeitos ou erros no funcionamento não quer dizer que não precisam de cuidados. Portanto, cheque se nos elevadores não existe nenhum problema com as portas automáticas. Além disso, veja se existem peças que estejam gastas pelo tempo. Todo cuidado neste momento é fundamental.


Confira o funcionamento dos sistemas de comunicação


O alarme e o interfone precisam estar em pleno funcionamento. Caso aconteça alguma emergência, este sistema é responsável por garantir a comunicação e a segurança dos passageiros. Por isso, é imprescindível checar estes itens durante a manutenção mensal dos elevadores e evitar que problemas futuros aconteçam.


Faça a manutenção da casa de máquinas


Este é o coração do sistema. Desse modo, é o que faz todas as partes do elevador funcionar. Não é suficiente cuidar apenas dos equipamentos sem dar a devida atenção a este espaço.


Este ambiente deve ter acesso restrito aos técnicos e pessoas especializadas que que são treinados para inspecionar com cautela. Moradores não devem acessar este local, e é preciso garantir que esse espaço não será usado para acumular itens que não pertencem ao sistema. O acesso deve ser desobstruído, para facilitar o momento que for preciso entrar no momento da manutenção ou em uma emergência.


Faça um check-up anual


Como dissemos antes, a manutenção dos elevadores precisa ser feita mensalmente, isso evita situações de riscos no dia-a-dia. Mas, além desse cuidado, faça uma inspeção detalhada do sistema e de todos os equipamentos que envolvem o funcionamento pelo menos uma vez por ano. Neste momento, analise o funcionamento da casa de máquinas nos seus mínimos detalhes, cheque as peças dos elevadores, confira se a sinalização está clara e verifique se o equipamento está sendo bem utilizado pelos moradores.


Escolha uma empresa de confiança


A manutenção de elevadores precisa garantir segurança para os moradores e visitantes que os utilizam, e para isso, é fundamental confiar na empresa que cuidará desse serviço.


Procure por informações da empresa contratada, se possui um engenheiro responsável, pesquise por clientes que contrataram seus serviços, e o que é oferecido na manutenção. Você pode cobrar que na visita mensal os técnicos realizem testes de segurança, limpeza, pequenos ajustes, bem como lubrificar os componentes necessários. Além disso, que verifiquem equipamentos como: quadro de energia; quadro de comando; cabo de aço; máquina de tração; limitador de velocidade; portas; botões; contrapeso; fundo do poço, entre outros.


Cuide com muita responsabilidade das manutenções, assim você oferece aos moradores um ambiente seguro, evitando acidentes e gastos futuros.

1 visualização
VOLTE SEMPRE

Obrigado por nos conhecer. Você é muito importante para nós!

  • Fcebook - CondoCenter
  • Instagram - CondoCenter
  • LinkedIn - CondoCenter
  • YouTube Social  Icon
NOSSOS PRODUTOS/SERVIÇOS

- Produtos de Limpeza

- Arquitetura

- Construção e Reformas

- Terceiriação de Portaria e Limpeza

- Jardinagem

- Serralheria e estruturas metálicas

- Manutenção de Elevadores

- Seguros e Benefícios

- Telefonia e Interfonia

- Dedetização e Limpeza de Caixa D'água

- Segurança, Limpeza e Portaria Virtual

- Vistoria técnica, atestados e laudos

- Filtros, bebedouros e purificadores

- Marcenaria

- Entre outros

CLUBE CONDOCENTER

Desfrute de preços e condições especiais. Portal exclusivo para síndicos, administradoras de condomínios, zeladores, membros do conselho e moradores. Clique e confira!

Clube Condocenter.jpg

© CapaWeb Marketing Digital - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por CapaWeb Marketing Digital