Buscar
  • TM COM ASSESSORIA

Organização de condomínios: confira 10 dicas valiosas


A organização de condomínios não é uma tarefa simples, porém, necessária. É fato que administrar locais onde as pessoas moram, trabalham, têm lazer, tudo isso junto e misturado, é um desafio. Sempre ressaltamos que todo crescimento gera algumas dificuldades. Todavia, a busca pela evolução deve ser contínua. Neste cenário, este novo modelo de condomínios em centros urbanos criou novos consumidores de produtos e serviços, bem como perfil de condôminos diferenciado e exigente. Isso também tornou o gerenciamento condominial ainda mais complexo do que sempre foi. 


Desta forma, nós, do blog do CondoCenter trouxemos dez dicas básicas para tornar o seu condomínio nota dez em eficiência e organização. Confira abaixo as principais dicas para a organização de condomínios residenciais, comerciais ou industriais.


Principais fatores de relevância na organização de condomínios


1 – Assembleias

As assembleias costumam sempre se estender por conta das conversas tomarem proporções que às vezes não estavam no roteiro. Mas o correto, e em virtude da vida corrida das pessoas, ela deve ter objetividade. Neste sentido, o síndico deve preparar uma pauta clara, por tópicos, e deixar os assuntos gerais para serem discutidos somente no final da assembleia. Assim, quem não quiser ficar até o final, ficará ciente dos principais pontos abordados.


2 – Conselho

O Conselho de um condomínio deve estar sempre a par de todas as informações do balancete. Da mesma forma, o grupo deve ser informado sempre que houver decisões importantes a serem tomadas.


3 – Síndico profissional e administradora

Em condomínios nos quais ninguém tem interesse em assumir o cargo de síndico, estes dois pilares podem se tornar uma ótima saída. Porém, sempre faça uma pesquisa ou peça indicações para saber antes quem é a empresa e sua idoneidade. Confira também artigos publicados em nosso blog sobre administradoras de condomínios e síndicos profissionais.


4 – Prestação de contas

A prestação de contas é mais do que importante na organização de condomínios. Ela, na verdade, é imprescindível e obrigatória, de acordo com o art. 1348, VIII do Código Civil. E vamos além: transparência e bom convívio são fundamentais no que se refere à prestação de contas.


5 – Fundo de reserva

Esta é a mais conhecida forma de arrecadação para futuras ações na organização de condomínios. O fundo de reserva serve para cobrir emergências, bem como não deixar o caixa no vermelho. O percentual destinado deve ser estipulado pela convenção, mas normalmente segue a casa dos 5% a 10%.


6 – Cotas extras

Para evitar custos adicionais aos condôminos no final do ano, divida o valor do 13º salário dos funcionários por 12. Se for pago isso mês a mês, não fica pesado como de uma só vez no final do ano.


7 – Nota fiscal x orçamento de produtos e serviços

Um assunto em pauta na organização de condomínios. A contratação das empresas (ou pessoas) prestadoras de serviços. Fica a dica: pesquise reputação de empresas, peça indicações de quem já teve a experiência, bem como o orçamento de pelo menos três fornecedores. Após bater o martelo, exija sempre a nota fiscal para a correta elaboração da prestação de contas.


8 – Inadimplência

A inadimplência é comum em condomínios, principalmente por conta da crise econômica pela qual o país atravessa. Na verdade, este tópico é tema para um e-book à parte. Mas aqui vamos tentar resumir em poucas palavras. A primeira dica é a de acompanhar semanalmente o andamento do caixa do condomínio. Depois disso, a cobrança pode ser feita pela administradora por meio de uma carta amigável. Caso nem desta forma seja realizado o pagamento, pode se propor o pagamento facilitado, como o débito direto na conta. Após todas as tentativas amigáveis, a última conversa é a ação judicial. Para esta, é recomendado ao síndico que aguarde os 90 dias. Cabe aqui também um trabalho para a conscientização para evitar a inadimplência.


9 – Seguros

O seguro do condomínio também segue uma linha parecida com a dos prestadores de serviços. Pesquise, peça orçamentos e negocie. Por fim, exija sempre uma cópia da proposta de seguro contratado e confira a apólice.


10 – Previsão orçamentária

Este é um tema que nunca sai de moda. Por isso, a importância de uma previsão orçamentária bem feita. Sendo assim, o que é imprescindível levar em conta: a inflação do ano e o reajuste salarial dos funcionários. Desta forma, o patrimônio de todos segue valorizando e a vida em comum torna-se cada vez melhor.

0 visualização
VOLTE SEMPRE

Obrigado por nos conhecer. Você é muito importante para nós!

  • Fcebook - CondoCenter
  • Instagram - CondoCenter
  • LinkedIn - CondoCenter
  • YouTube Social  Icon
NOSSOS PRODUTOS/SERVIÇOS

- Produtos de Limpeza

- Arquitetura

- Construção e Reformas

- Terceiriação de Portaria e Limpeza

- Jardinagem

- Serralheria e estruturas metálicas

- Manutenção de Elevadores

- Seguros e Benefícios

- Telefonia e Interfonia

- Dedetização e Limpeza de Caixa D'água

- Segurança, Limpeza e Portaria Virtual

- Vistoria técnica, atestados e laudos

- Filtros, bebedouros e purificadores

- Marcenaria

- Entre outros

CLUBE CONDOCENTER

Desfrute de preços e condições especiais. Portal exclusivo para síndicos, administradoras de condomínios, zeladores, membros do conselho e moradores. Clique e confira!

Clube Condocenter.jpg

© CapaWeb Marketing Digital - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por CapaWeb Marketing Digital