Buscar
  • TM COM ASSESSORIA

Os três pilares da gestão condominial com base na administração


A gestão condominial moderna é uma planilha cheia de compromissos. São reuniões de conselho para falar de novos projetos, treinamento de profissionais, cotação de serviços de manutenção. Fora tudo isso, as atribulações que ocorrem dia a dia: problemas hidráulicos, elétricos, obras, funcionários, condôminos, enfim. Parece que tem dias em que você trabalha, trabalha, mas não consegue concluir nada? Infelizmente essa tem sido a realidade de muitos síndicos. As emergências surgem todos os dias e os projetos de melhorias acabam ficando na gaveta por mais tempo que deveriam. Pensando nisso, nós do blog do CondoCenter preparamos um conteúdo que mostra os três pilares da gestão condominial eficaz. Isso pode fazer toda a diferença no que se refere ao bem-estar de todos e reduzir as dores de cabeça com problemas previsíveis.


Planejamento da gestão condominial


O primeiro passo de um bom planejamento de gestão condominial é definir quais serão as abordagens. No caso da abordagem qualitativa, é necessário: definir os objetivos comuns e estratégias; fazer uma análise de do cenários; estudar o ambiente externo (outros condomínios) e interno e treinamento de pessoas.


Na abordagem quantitativa, elaborar um orçamento mais detalhado para o ano seguinte e uma previsão macro para os próximos anos. Na elaboração do orçamento é necessário estabelecer os critérios de rateio, avaliação e orçamentos de custos dos produtos e serviços a serem realizados. Além disso, deve-se levar em conta o índice médio de inadimplência (se houver). Esta avaliação irá consolidar uma estratégia que vai tornar sua gestão diferente das demais.


Controle da gestão condominial


Esta é, na verdade, a continuidade de um bom planejamento. Isso porque, de nada adianta um bom plano de ação se não houver um acompanhamento. Isso vale para medir os resultados, avaliar a eficiência da gestão condominial, além de definir novas ações que viabilizem a conquista dos objetivos. O fato é que um bom planejamento, seja de uma empresa ou condomínio está sempre “em movimento” e vai se adequando de acordo com as evoluções.


Pessoas


Uma boa gestão de pessoas faz a diferença em qualquer empresa, organização, entidade, escola, condomínio, etc. Voltamos a dizer: de nada adianta um bom planejamento e um bom controle se as pessoas não estiverem motivadas e alinhadas com o propósito do condomínio. Os funcionários, zeladores, condôminos, entre outros, precisam se sentir parte de todo o planejamento. Afinal, os planos, estratégias e metas estão lá, mas quem executa são as pessoas.


O sucesso de seguir os três pilares da gestão condominial certamente trará como resultado uma boa avaliação. Isso tornará possível manter os moradores antenados ao que está sendo feito, bem como ao porquê está sendo feito. Se o objetivo pessoal do síndico for a reeleição, a probabilidade será grande. Caso não seja a intenção, permanecendo na função com certeza de que deixará um legado sólido para os próximos síndicos além da busca pela superação.

4 visualizações
VOLTE SEMPRE

Obrigado por nos conhecer. Você é muito importante para nós!

  • Fcebook - CondoCenter
  • Instagram - CondoCenter
  • LinkedIn - CondoCenter
  • YouTube Social  Icon
NOSSOS PRODUTOS/SERVIÇOS

- Produtos de Limpeza

- Arquitetura

- Construção e Reformas

- Terceiriação de Portaria e Limpeza

- Jardinagem

- Serralheria e estruturas metálicas

- Manutenção de Elevadores

- Seguros e Benefícios

- Telefonia e Interfonia

- Dedetização e Limpeza de Caixa D'água

- Segurança, Limpeza e Portaria Virtual

- Vistoria técnica, atestados e laudos

- Filtros, bebedouros e purificadores

- Marcenaria

- Entre outros

CLUBE CONDOCENTER

Desfrute de preços e condições especiais. Portal exclusivo para síndicos, administradoras de condomínios, zeladores, membros do conselho e moradores. Clique e confira!

Clube Condocenter.jpg

© CapaWeb Marketing Digital - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por CapaWeb Marketing Digital